Mulheres no controle: presença feminina na mobilidade urbana

Mulheres no controle: presença feminina na mobilidade urbana

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente em direção à igualdade de gênero em diversos setores, incluindo a indústria da mobilidade urbana. Apesar dos avanços, as mulheres ainda enfrentam desafios significativos no acesso a oportunidades e na progressão em suas carreiras nesse campo.

Neste artigo, trouxemos um exemplo de resistência e determinação, Sandra Frascino, a fundadora da Maxipark enfrentou muitas barreiras estando em um mercado que era considerado para homens e fez disso sua força, hoje, depois de 35 anos de mercado, está a frente de um dos maiores estacionamentos do Brasil.

Presença das mulheres na Mobilidade Urbana.

Como você enxerga o papel das mulheres na indústria da mobilidade urbana, especialmente no setor de estacionamentos?

O papel das mulheres é fundamental e está em constante evolução. Mulheres têm contribuído significativamente em diversas áreas, desde Gestão, operações até Inovação e desenvolvimento de políticas. É crucial promover a igualdade de gênero e garantir oportunidades para mulheres em todos os níveis, reconhecendo e valorizando suas habilidades e perspectivas.

Quais são algumas das iniciativas da Maxipark para promover a igualdade de gênero e apoiar o avanço profissional das mulheres na empresa?

Nós sempre estamos atentos à igualdade, principalmente de gênero. Somos uma empresa que acredita no poder humano, na relação humana. Gosto de compartilhar algumas iniciativas que são constantes na realidade da nossa empresa para garantir a igualdade e um cenário de oportunidade para todos que trabalham conosco.

Temos Políticas de Recrutamento e Seleção que garantem a presença feminina em todos os níveis gerenciais. Nossa Cultura Organizacional é inclusiva, para nós todas as vozes são importantes e ouvidas. Criamos um programa de mentoria para mulheres, onde o objetivo é ajudá-las a se desenvolver na carreira.

Desafios

Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres em cargos tradicionalmente dominados por homens, e como a Maxipark está trabalhando para superar esses obstáculos?

Os obstáculos ainda existem com certeza, mas estamos avançando, como sociedade, para uma realidade sem sexismo.

Ainda hoje o preconceito de gênero, a disparidade salarial e a conciliação entre carreira e maternidade dificultam a representatividade feminina em todas as funções.

Aqui na Maxipark, nosso olhar é constante para que possamos sempre valorizar a pessoa e reduzir cada vez mais esses desafios do mundo moderno. Posso dizer que somos pioneiros em contratar mulheres como manobristas. 

Hoje temos várias unidades com mulheres à frente da Operação e, inclusive, temos uma garagem que é comandada 100% por mulheres.

Neste ano, a nossa campanha para o mês da mulher (março) tem como lema: Mulheres no controle. Ou seja, para nós, nossas mulheres têm liberdade e igualdade.

Perspectivas Futuras

Como você vê o futuro da presença feminina na liderança da Maxipark e na indústria da mobilidade urbana?

Como uma empresa que promove a igualdade de gênero, que realiza ações constantes para a valorização do fator humano, eu diria que, independente, do gênero; as tomadas de decisões na Maxipark acontecem de forma colaborativa, inclusiva. Evitamos essa distinção entre homem e mulher.

E acredito que este seja um dos nossos diferenciais. Nossa liderança é constituída por homens e mulheres, assim como nossos níveis gerenciais. E desta forma, entendo que um ambiente inclusivo pode atrair e reter talentos diversos, através da colaboração e valorização das habilidades únicas de cada indivíduo.

Qual conselho você daria para as mulheres que estão buscando seguir uma carreira em cargos de liderança ou áreas tradicionalmente masculinas?

Cultivar a confiança em si mesma e em suas habilidades. Isso inclui ser assertiva, desenvolver habilidades de comunicação e buscar oportunidades de crescimento. Não ter medo de assumir desafios e nem de ser a primeira em fazer algo que nenhuma mulher ainda fez.

Também quero deixar um conselho para as mulheres que estão em cargos de liderança. Lembre-se sempre da igualdade. Ajude, apoie e acolha uma mulher tanto na carreira como na vida pessoal. Nós sabemos o quanto a nossa jornada foi longa por vários motivos, e por isso devemos honrar àquelas que vieram antes e abriram o caminho da transformação. Não queremos uma sociedade dividida, mas uma sociedade evoluída.

 

Sem comentários

Postar um comentário