Tendências de mobilidade urbana para 2022

Tendências de mobilidade urbana para 2022

A forma como nos deslocamos nos centros urbanos está em constante evolução, e com o impacto da pandemia, a tendência é que tenhamos mais mudanças no transporte ao longo dos próximos anos.

Até 2030, a expectativa é que o mercado global de mobilidade cresça cerca de 75%, atingindo US$ 26,6 trilhões, assim como a população brasileira deve chegar aos 225 milhões de habitantes, com 90% deles concentrados em áreas urbanas, segundo dados do estudo “Liga Insights Mobilidade”.

Isso só reforça a importância de termos um olhar para o futuro a respeito da mobilidade, especialmente o poder público, antes que os desafios sejam complexos demais para serem superados.

Buscar novas alternativas, seguras, sustentáveis e inovadoras, é fundamental para que uma cidade se desenvolva de maneira organizada, assim a qualidade de vida da população é valorizada e os espaços públicos se tornam mais acessíveis, eficientes, democráticos e multimodais.

A tecnologia possui um papel fundamental nesta evolução, seja para facilitar pagamentos digitais ou para ter acesso a informações em tempo real sobre o transporte público. Confira algumas das tendências que devem ditar os rumos da mobilidade urbana:

  • Ampliação de bicicletários e ciclofaixas;
  • Atualizações em tempo real sobre lotação para reduzir aglomeração;
  • Estacionamentos como hubs de serviços inteligentes, desde a recarga de carros elétricos até espaços de self storage;
  • Integração de diferentes modais para otimizar descolamentos, tanto coletivos quanto individuais, como bicicletários integrados em estacionamentos;
  • Pontos de carga e descarga, áreas de descanso para entregadores e até mesmo pontos de coleta para facilitar os serviços de delivery;
  • Mobilidade como um serviço, promovendo a eficiência nos deslocamentos, de forma que otimize também a sustentabilidade no uso de recursos;
  • Popularização dos serviços de compartilhamento de veículos;
  • Priorização da eficiência e da sustentabilidade no transporte público;
  • Tecnologia como aliada no pagamento para agilizar filas.

Com mais de 30 anos de história, a Maxipark contribui para a mobilidade urbana das cidades brasileiras e tem orgulho de sempre inovar na operação de seus estacionamentos, agregando valor com serviços de recarga de veículos elétricos, bike stop e muito mais.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da Maxipark.

Nossos canais: Facebook / LinkedIn

Fonte: Mobilidade Sampa.

Sem comentários

Postar um comentário