Maio Amarelo: nossas escolhas fazem a diferença

Maio Amarelo: nossas escolhas fazem a diferença

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A intenção deste movimento é colocar em discussão o tema segurança viária e mobilizar a sociedade para discutir o tema, disseminar conhecimento e engajar abordando a importância que a questão do trânsito exige em suas diversas esferas.

A cada ano, a vida de aproximadamente 1,35 milhão de pessoas é interrompida devido a um acidente de trânsito. As lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade. Por isso é tão importante falarmos sobre a rotina no trânsito e como evitar discussões e acidentes

Como o movimento surgiu

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e é uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança no trânsito com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já amarelo simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Quais são os principais fatores de risco para a ocorrência de acidentes no trânsito?

  • Enfoque de sistemas de segurança: considerando erros humanos
  • Velocidade acima dos limites da via
  • Condução sob influência de álcool e outras substâncias
  • Não utilização de capacetes cintos de segurança e cadeirinhas
  • Direção distraída ou excesso de confiança
  • Infraestrutura viária insegura ou com problemas de sinalização
  • Veículos inseguros e sem manutenção preventiva
  • Atenção inapropriada após os acidentes
  • Cumprimento insuficiente das normas/leis de trânsito

Existem procedimentos que quando praticados conscientemente, ajudam a evitar acidentes. Deste modo, trouxemos dicas de conscientização para lidar com a rotina do trânsito e evitar discussões e acidentes. Este método chama-se direção defensiva.

Dica 01:

 Esteja preparado!

Ver, pensar e agir com conhecimento, rapidez e responsabilidade, são os princípios básicos de qualquer método de prevenção de acidentes. O condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. Esteja preparado, pensando sempre em prevenir acidentes, independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.

 

Dica 02:

Mantenha a calma!

A combinação entre estresse e agressividade no trânsito pode ser fatal. O crescimento da frota, a falta de tolerância, de consciência, está na maioria das vezes acompanhados de buzinas, discussões, crises nervosas, deixando cada vez mais as pessoas vulneráveis ao estresse, o que ocasiona um desgaste físico e mental. Por isso, respire fundo e mantenha a calma! Ajuste seus sentimentos e habilidades, para encontrar um ponto de equilíbrio em situações atípicas no trânsito.

 

Dica 03

Manutenção periódica e preventiva!

A manutenção do veículo deve ser realizada periodicamente, de modo a garantir as boas condições e funcionamento. Ao longo do tempo, o veículo sofre desgaste, por isso alguns itens merecem atenção, como o nível de água do radiador, óleo do motor e do freio, pressão dos pneus e funcionamento da lanterna e dos faróis. É recomendável seguir as indicações de revisão e avaliação do fabricante.

Quizz interativo: https://bit.ly/3kj0wbO

É importante que cada um reflita sobre seu papel para a construção de um trânsito seguro, percebendo os riscos e protegendo a vida de todos. Para termos mais segurança no trânsito, é preciso mudar atitudes, pois toda transformação começa com conscientização. Conhecer e respeitar a legislação é fundamental. Que tal testar seu conhecimento em nosso quiz para ser um agente de transformação? IMPORTANTE: Após enviar suas respostas, não esqueça de clicar em “Exibir resultados” para conferir o gabarito de cada questão! Vamos lá!

Dirigir é uma habilidade que pode ser constantemente desenvolvida. Atente-se a buscar informações sobre regras preventivas, controle de infrações e acidentes. Perceba o risco, proteja a vida. A sua saúde é fundamental. Cuide-se!

Fonte: Qualicorp e Movimento Maio Amarelo

 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades da Maxipark.

Nossos canais: Instagram / Facebook / LinkedIn

Sem comentários

Postar um comentário