Como a tecnologia tem impactado a mobilidade urbana?

tecnologia e mobilidade urbana

Como a tecnologia tem impactado a mobilidade urbana?

A tecnologia tem o poder de gerar mudanças significativas em qualquer área de atuação. Quando é compatível e funciona corretamente, ela pode melhorar os resultados, reduzir custos, aprimorar o desempenho e resolver diversos problemas. Com a mobilidade urbana não é diferente.

Nos últimos anos, houve um notável progresso na tecnologia voltada para o trânsito. Com a inclusão de novos recursos, como GPS, computadores internos e veículos autônomos com inteligência artificial, os usuários têm experimentado mais conforto, segurança e rapidez.

Mas as intervenções não se limitam somente aos veículos. A implantação de sistemas de transporte conectados em cidades tem trazido uma conexão melhor também entre vias e sistemas de gerenciamento, tornando os automóveis e a infraestrutura cada vez mais integrados.

Confira algumas das tendências tecnológicas que têm sido estudadas nas principais smart cities do mundo, visando controlar o trânsito e melhorar a fluidez das cidades:

1. Dados em tempo real

Cidades como Copenhague, Londres e Oslo já adotam sensores de coleta de informações, possibilitando que suas gestões tenham um diagnóstico em tempo real do status da mobilidade.

Com o uso de big data, é possível diminuir consideravelmente os acidentes de trânsito, uma vez que o sistema poderá identificar trechos com maior registro de manobras bruscas pelos motoristas ou uma possível necessidade de manutenção.

2. Semáforos inteligentes

O futuro será marcado pela adoção de semáforos inteligentes que combinam software, conectividade e dinamismo para interpretar o fluxo dos veículos e, de maneira autônoma, decidir o acionamento das suas lâmpadas. Como resultado, o trânsito se torna mais fluido, eficiente e produtivo.

3. Sinalização dinâmica

A tendência é que cada vez mais painéis digitais dinâmicos substituam as atuais placas de trânsito. Essa tecnologia, além de oferecer informações de segurança em tempo real para os motoristas, tornará possíveis as mudanças temporárias na sinalização.

4. Cartões inteligentes

No México, a adoção de uma carteira eletrônica de motorista, que armazena os dados do prontuário do condutor, fez com que despencasse o número de mortes no trânsito.

Com ela, os agentes de trânsito têm acesso de maneira mais ágil e rápida às informações do motorista, permitindo uma fiscalização mais eficiente, com punição aos infratores.

5. Pedágios Free Flow

Já em funcionamento em algumas das rodovias do Brasil, como a BR-101, conhecida como Rio-Santos, o pedágio Free Flow conta com sistema de pagamento de livre passagem – similar ao que já existe hoje no formato automático nas praças de pedágios, por adesivos eletrônicos ou “tags”.

A ideia do free flow é que o motorista utilize as rodovias sem precisar passar pelas barreiras físicas de pedágio, o que pode melhorar a fluidez do tráfego de veículos

6. Foco na sustentabilidade

A tecnologia é uma grande aliada da sustentabilidade. Com o avanço da automação e eletrificação da malha veicular, aos poucos notaremos a redução da pegada de carbono e dos impactos ambientais gerados pela queima do combustível.

Se considerarmos as principais cidades no mundo em termos de sustentabilidade e tecnologia, eletrificação, automação e transporte coletivo são o futuro da mobilidade urbana.

Compartilhe esse conteúdo e acompanhe nossas redes sociais para saber mais!

 

Sem comentários

Postar um comentário